A KZA PERFEITA é aquela que quando o dia encerra nos dá prazer de voltar!

Ação

" O seu agir muda as coisas. Transforma as situações. Impôe novo ritmo à vida. Desperta. constrói. Leva para frente o que está parado. Depois de estar certo do que precisa fazer, ponha mãos à obra. Levante.Edifique. Aja. Coloque amor no que fizer. Sairá melhor. Não hesite na ação. Você pode modificar o que está errado. Siga em frente. Não pare. diga pra si mesmo. 'SOU CAPAZ. TENHO A FORÇA DE DEUS COMIGO. VOU VENCER". O Senhor Abençoa as mãos do que não repousam sem necessidade..."

26/10/10

Conheça os materiais que podem ser reciclados e saiba como separá-los


Quase tudo pode ser reciclado. Por isso, o Jornal Hoje mostra quais os materiais que podem ser reaproveitados em vez de ir para o lixo.

Olívia Procópio, administradora, adora reciclar tudo. “Reciclo caixa de leite, pet, embalagem de pizza, papel, tudo que eu acho que recicla eu já coloco no lixo de reciclagem”, diz.
Convidamos a Roberta Cardoso, especialista em reciclagem, que coordena um programa de sustentabilidade numa universidade para tirar algumas dúvidas sobre reciclagem.
“Ela pode colocar todo o lixo reciclável num mesmo lugar. A separação é feita na cooperativa. Numa garrafa pet, por exemplo, o rótulo é de um material diferente da tampa, que é diferente do da garrafa. O consumidor não conhece esses detalhes, por isso este trabalho é feito na cooperativa”, explica.
Olívia tem dúvida sobre a reciclagem do papel toalha. “Depois que usamos este papel não é possível reciclar. Nem papel que embala comida e fica com muita gordura, embalagem de pizza, tudo vai para lixo comum”
Olívia não usa mais as sacolinhas dos supermercados. “A gente coloca todos os produtos numa outra sacola grande, chega em casa e já arruma”.
Segundo os especialistas, as sacolinhas são vilãs para o meio ambiente. Na natureza, cada uma, demora no mínimo cem anos para se decompor. “Existem sacolas retornáveis, você pode guardar ela na bolsa ou deixar no carro e na hora que chega no supermercado, ao invés de cada vez pegar uma sacola nova”, indica Roberta.
Eletrodomésticos, eletroeletrônicos são recicláveis? O que fazer? “Eles são recicláveis. Pode-se encaminhar pra assistência técnica, por exemplo. As empresas já estão desenhando as formas de recolher os aparelhos que estão fora de uso pra serem reciclados”.
Sabe quando você amassa o papel para jogar fora? Isso pode dar mais trabalho pra quem recicla. “O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.
MATERIAIS RECICLÁVEIS:
Os materiais mais comuns encontrado no lixo urbano e que podem ser reciclados são:
- Plásticos:
- Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
- Potes de cremes, xampus;
- Tubos e canos;
- Brinquedos;
- Sacos, sacolas e saquinhos de leite;
- Isopor.
ALUMÍNIO: 
- Latinhas de cerveja e refrigerante;
- Esquadrias e molduras de quadros;
METAIS FERROSOS: 
- Molas e latas.
PAPEL E PAPELÃO: 
- Jornais, revistas, impressos em geral;
- Papel de fax;
- Embalagens longa-vida.
VIDRO: 
- Frascos, garrafas;
- Vidros de conserva.
MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS: 
- Cerâmicas;
- Vidros pirex e similares;
- Acrílico;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)
- Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
- Fotografias;
- Espelhos;
- Pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);
- Fitas e etiquetas adesivas.
DICAS DE COMO SEPARAR O LIXO PARA A COLETA 
Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material.
Vidros: lave-os bem e retire as tampas.
Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.
Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos
Lembrando que não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco do úmido.

Encontre o posto de coleta mais próximo de sua casa


http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html

Fonte: Jornal HJ/ rede Globo de TV

Sem comentários:

Enviar um comentário